Madiot (FDJ) solta o verbo, e afirma que o Tour perdeu credibilidade.

O diretor do time Groupama-FDJ, Marc Madiot, alertou que a credibilidade do ciclismo foi prejudicada pela manipulação do caso de salbutamol de Chris Froome e disse que os espectadores do Tour de France têm o direito de expressar sua insatisfação.

Madiot foi o convidado no Vélo Club, o show de análise pós-corrida da France Télévisions, depois da etapa 14 em Mende, onde ele criticou o Team Sky por ‘interpretar a vítima’ na sequência do caso Froome, e ele questionou por que a equipe nunca inscreveu-se no Movimento por Ciclismo limpo (MPCC).

O Team Sky ocupa o primeiro e segundo lugar na classificação geral através de Geraint Thomas e Froome. Thomas foi vaiado ao receber a camisa amarela no pódio, enquanto um espectador correu para a estrada para atacar Froome na subida de Alpe d’Huez na quinta-feira (18/07/2018).

Torcida hostilizando trem da Sky, na foto parece água mas…. (foto durante etapa 12 na subida de Alpe d’Huez).

“Acho que estamos perdendo credibilidade, muito simplesmente”, disse Madiot. “O público de hoje não é o público de 10, 15 ou 20 anos atrás. Não iam nas redes sociais, enquanto agora há comunicação permanente e as pessoas podem se expressar. É completamente inaceitável atacar os ciclistas, mas as pessoas têm o direito de demonstrar verbalmente o que pensam ”.

Madiot expressou consternação com a maneira pela qual o caso antidoping de Froome foi abandonado pela UCI na segunda-feira anterior ao início do Tour, apenas um dia depois que foi relatado que o organizador ASO estava tentando bloquear a participação de Froome na corrida. Froome retornou uma amostra de urina contendo duas vezes o nível permitido de salbutamol na Vuelta a España 2017, cuja notícia vazou em dezembro do ano passado.

“Eles nos disseram há meses que havia um problema com Froome e então, como se estivéssemos com a onda de uma varinha mágica, alguns dias antes do começo nos disseram que tudo foi resolvido, está tudo bem”, disse Madiot.

“Estou convencido de que o ciclismo está pagando um preço agora por não ter sido devidamente regulamentado ao longo dos anos. Nós temos um problema de credibilidade, simplesmente. Há um movimento chamado MPCC – por que pessoas como a Sky não participam do MPCC? Dizem que fazem mais e melhor que todos em todos os domínios.

“Eles nunca mostraram um único sinal de compreensão da situação, eles se colocam como vítima. Em nenhum momento, ouvimos falar deles: ‘OK, houve um problema de percepção, talvez pudéssemos mostrar outra coisa.’ Eles não fazem isso, então eu posso entender a reação do público, que assobia e vaia. ”

Os números da audiência divulgados na semana passada mostram que a audiência televisiva do Tour caiu significativamente na França e em outros lugares da Europa durante a semana de abertura e, embora o confronto com a Copa do Mundo tenha contribuído para a crise, Madiot acredita que um mal-estar mais profundo é aparente. .

“Acho que andar de bicicleta e o Tour de France têm um problema de credibilidade. Podemos sentir que não há o mesmo entusiasmo. Há um problema ”, disse Madiot. “Você só precisa perguntar a algumas pessoas do lado da estrada para ver.”

Para saber mais sobre o resultado adverso, acesse o link.

PS. Este texto foi traduzido do site Cycling News.

Fonte:  CyclingNews.

Visitem as redes Sociais. 

Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages

Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*