Surpresas e decepções do tour de France 2018.

Decepções e surpresas do Tour de France 2018.

Esta semana pós tour é muito ruim. Falta ciclismo na televisão e ficamos dissecando a prova francesa. Na matéria de hoje, falaremos das decepções e surpresas do Tour 2018.

Decepções.

Na classificação geral meu ponto negativo vai para o colombiano Nairo Quintana (Movistar). Depois de 2013, o colombiano sempre chega com status de favorito e ano após ano decepciona. Em 2018 Quintana quase que exclusivamente se preparou para o Tour e não passou de 10º lugar na geral. Mesmo sua vitória na 17º etapa deixou um gostinho de quero mais.

Quintana sofreu com quedas, problemas mecânicos mas ficou devendo no pedal também.

É verdade que ele perdeu muito tempo na etapa 1 por conta de um problema mecânico, mas Quintana teve etapas de sobra para recupera-lo, porém não mostrou a forma que se esperava.

Camisa verde vencida por Sagan não teve disputa este ano…

Na briga da camisa verde, era esperado que Peter Sagan vencesse, mas todos queriam ver alguma disputa, semelhante a que Bennett e Viviani tiveram no Giro, porém a briga durou pouco, até a etapa 11, a segunda nos Alpes. Nela Marcel Kittel e Mark Cavendish foram desclassificados por extrapolar o tempo limite da etapa. No dia seguinte, na etapa 12, foi fez a de Fernando Gaviria, André Greipel e Dylan Gorenewegen (Quick Step, Lotto-soudal e LotoNL-Jumbo) ultrapassarem o tempo limite e deixarem mais cedo o tour de France.

É bem verdade que Sagan já bria mais de 100 pontos de vantagem, mas eu esperava mais, uma briga até a última etapa em Paris, na disputa da camisa verde. Grande decepção os sprinter´s cortados pelo tempo.

 

Surpresas.

A maior surpresa de todas, acredito que todos vão concordar é o camisa amarela. Gerant Thomas chegou como gregário de luxo do multicampeão Chris Frrome, que buscava o double (Giro-Tour) no mesmo ano.

Thomas contou com a sorte. Na etapa 1 por exemplo, não ficou na queda nem teve problemas mecânicos, chegando no mesmo tempo do vencedor Fernando Gaviria. Partindo de 1 minuto dos seus principais rivais mas ainda no mesmo tempo de tom Dumoulin, Geraint Thomas soube se portar dentro de uma prova de 3 semanas. Foi bem como equipe, no CRT, da etapa 3 e sozinho, como nas etapas dos Alpes, onde venceu duas vezes e além de assumir a camisa amarela, colocou tempo nos rivais. Sempre respondeu os ataques certos e ainda soube aumentar sua vantagem.

Na etapa 20, cravou o 3º melhor tempo do tia e cedeu apenas 14s para Tom Dumoulin. Ele teve sorte, mas teve muita competência para construir sua vitória, mostrando ser o homem mais forte do pelotão.

Equipe LottoNL-Jumbo, surpreendeu no tour 2018.

Essa é uma percepção nas etapas mais duras, a equipe LottoNL-Jumbo sempre estava com 3 atletas nas montanhas. Roglic, Kruijswijk (que foram 4º e 5º respectivamente na geral), além do interminável Robert Gensik. Com esse trio sempre a vista, A Sky não conseguia dizima-los com seu trem, e isso possibilitava, principalmente Roglic a sonhar com mais, tanto é que ele iniciou o CRI em terceiro mas foi mal, finalizando o tour fora do

Bernal durante o Tour

pódio.

Se Nairo decepcionou, seu compatriota, o jovem Egan Bernal, Team Sky, surpreendeu. Aos 21 anos de idade, foi 13º na geral, 2º na disputa de melhor jovem, mas foi fundamental nos Pirineus e nos alpes para conduzir Chris Froome, quando ele estava em dificuldade.

Sua história de vida é mais inspiradora. No último dia de descanso, o poderoso chefão Brailsford, do time Sky, disse que encontrou Bernal em uma cesta em um rio na Colômbia e disse –“ele é tão pequeno, mas eu sei que ele será um escalador..,” e não é que a profecia se concretizou.

Veja o ranking atualizado após Tour de France 2018 (ver link)

Fonte:  ProcyclinStatsTourdeFranceCyclingNews.

Visitem as redes Sociais. 

Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages

Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*