Yates imparável na etapa 15 e dia de descanso, dão o tom neste Giro 2018.

2018-05-21. Yates vence 3º neste Giro e se firma de vez com principal homem a maglia rosa.

No domingo tivemos a etapa 15, com altimetria desafiadora (ver link) mas nada de mais, se comparado a etapa 14. Simon Yates mostrou força, talento, ousadia e uma coisa que víamos pouco nos últimos tempos do ciclismo. Um ataque a longa distancia como fazia Marco Pantani, Lance Armstrong e Alberto Contador.

Miguel Angel Lopez bate o grupo perseguidor, Dumoulin foi o 3º.

Yates vence etapa 15 de fora brilhante.

A prova.

Ataque de Yates em cima do grupo de Contender’s a maglia rosa do Giro d’Itália 2018.

A 101º edição do Giro d’ Itália 2018 tem sido marcado por fugas que não vingam. Na etapa 15 não foi diferente. Uma monstruosa fuga se formou, mais de 25 ciclistas de quase todas as equipes estavam nela. Com 4 montanhas categorizadas, todos queriam um lugar ao sol e ganhar alguns míseros pontos da classificação de montanha. Nada que preocupasse o pelotão, aliás, nada que preocupasse o maglia rosa, Simon Yates. O britânico de longe é o ciclista mais forte da atualidade, não digo do Giro mas de todo o pelotão World Tour.

Yates está muito forte, em vários dias consecutivos e terrenos diferente. Ele sprinta em subida bruta, ataca de longe, caça ciclista escapado, não perdeu muito tempo no prologo (ver Link) e mexe com a imaginação da gente. A 17 km da meta, Yates ataca o grupo de contender’s a maglia rosa, que pouco reagiu, e arranca para vitória. Sem qualquer sinal de cansaço ou travamento nas pernas, Yates mais uma vez deu show e venceu sua 3º etapa, colocou mais  de 40s em cima de Tom Dumoulin (3º na etapa) e deve se manter maglia rosa mesmo após o CRI de terça-feira.

2º Rest Day (Dia de descanso).

A segunda de folga no giro, foi de muitas entrevistas e especulações. Thibaut Pinot declarou:

“Simon Yates, neste momento está intocável”.

O holandes Tom Dumoulin, que é daqueles que não gosta de dizer nada dos outros foi na mesma linha:

“Ele (Yates) está muito além do que eu posso estar…”

Ou seja, Simon Yates está andando muito forte, da noite para o dia e muitos ja começam a citar de onde vem toda esta forma. Froome, era esperado estar em forma parecida, mas sucumbiu ao esforço de sábado, quando faturou a etapa do Zoncolan (ver link). Eu sou daqueles em que acredita no esporte, e se não foi pego é porque está limpo, mas ja me enganei antes…! Torço para ser um super Yates limpo e campeão.

Etapa 16.  Trento – Rovereto. 34,2 km (CRI).

É a grande chance dos demais ciclistas (Dumoulin e Froome) tirarem tempo de Yates. Todos apontavam esta etapa como o divisor de aguas desta edição do Giro, mas ao que tudo indica, irá polarizar apenas a briga pelo pódio, acredito que consolidando Dumoulin como w colocado e incendiando a briga pelo 3º posto.

Altimetria da etapa 16, CRI, do Giro d’Itália 2018.

Yates tomou 20s em 9,2 km no prologo e acrescentarmos 20 a cada 9 km, Yates sai líder da geral com pelo menos 1’20” de vantagem para Dumoulin. Resultado do grande trabalho que fez ao longo das etapas de montanha das 2 primeiras semanas deste Giro d’Itália. A etapa não é 100% plana. Ela começa em descida e tem alguns falsos planos. Favorito da etapa é Dumoulin, mas não me surpreenderia com um top 5 do Yates.

Classificações.

Classificação da etapa 15.

Classificação da etapa 15 do Giro d’Itália 2018.

Classificação Geral.

Classificação Geral do Giro d’Itália 2018.

Classificação por pontos.

Classificação por pontos do Giro d’Itália 2018.

Classificação de melhor jovem.

Classificação de montanha do Giro d’Itália 2018.

Classificação de montanha.

Classificação de montanha do Giro d’Itália 2018.

Classificação por Equipes.

Classificação por Equipes do Giro d’Itália 2018.

Highlights da etapa 15.

Fonte: CyclingNewsProcyclingStatsfacebook e steephill.

Visitem as redes Sociais. 

Facebook – https://www.facebook.com/brasilciclismo.com.br/?ref=your_pages

Twitter – https://twitter.com/Ciclismo_Br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCu8MbBz75FkJ3YXDL-hu5rA?view_as=subscriber

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*